Tecnologia na saúde: entenda o poder da tecnologia e qual sua importância para a área

Confira as principais mudanças que a tecnologia trouxe para a comunidade médica

Há 30 anos seria impossível imaginar o quão ligados à tecnologia nos tornaríamos. O celular, por exemplo, é um objeto que já faz parte das nossas vidas. Por meio dele podemos nos comunicar com qualquer pessoa do mundo, fazer vídeo chamadas, acessar a internet e as redes sociais, pedir comida, fazer mercado, consultar o médico, entre uma infinidade de recursos. 

Ou seja, a tecnologia trouxe mais benefícios e qualidade de vida para os seus usuários. E como não podia ser diferente, ela foi disseminada em quase tudo que conhecemos.

Hoje, quase todos os carros saem da fábrica com um computador de bordo acoplado. Os eletrodomésticos estão cada vez mais dotados de autonomia por meio da IoT e os meios de comunicação se renderam aos avanços tecnológicos.

Com tantas possibilidades, não tinha como a área da saúde ficar de fora dessa. Para abordar esse tema, a Blocktime Tecnologia destaca a importância dessas conquistas para a qualidade de vida de todos, bem como seus benefícios e tendências para a medicina em geral. Vem com a gente! 

Imagem mostra pessoas usando notebook

Tratamentos e diagnósticos mais eficazes 

A tecnologia na saúde anda a passos largos. Todos os meses o avanço tecnológico beneficia milhares de pacientes. A expectativa de vida está cada vez maior, já que a tecnologia é uma grande aliada no tratamento e diagnóstico das mais variadas patologias. Seja na área de produtos farmacêuticos, ou até mesmo de equipamentos cirúrgicos.  

Cada vez mais os serviços em hospitais, clínicas e consultórios vêm sendo automatizados por recursos tecnológicos. Pois, além de se ganhar tempo, a tecnologia na saúde é capaz de salvar vidas com mais eficiência. 

Um exemplo concreto diz respeito à cirurgia robótica. Hoje em dia é possível realizar um procedimento mais complexo, da forma menos invasiva possível. 

Com o aporte de um médico, é possível fazer intervenções cirúrgicas com mais precisão, controle e flexibilidade.  A tecnologia robótica ainda pode aumentar a realidade durante uma intervenção, coletando dados e informações em tempo real. Ou seja, um tratamento menos complexo e eficaz, graças a esses novos recursos. 

E o que falar da impressão 3D, tendência que veio para ficar no que se diz respeito à criação de implantes e até articulações? Por meio de próteses impressas de forma tridimensional é possível fazer um cálculo rápido e personalizado baseado na anatomia do paciente a receber o implante.  

A tecnologia na saúde também dispôs de medicamentos de precisão, baseados na composição genética do paciente. De fato, um recurso a ser aprimorado que, dentro de poucos anos, será fundamental no tratamento de doenças graves, tal como o câncer, e até para casos de artrite e de artrose. 

 

Inteligência Artificial como aliada 

Antigamente, a Inteligência Artificial só era vista em filmes ou contos de ficção científica, parecendo muito distante de nossa realidade. Hoje, ela se tornou uma aliada e tanto para a medicina. 

A aclamada revista Nature Medicine fez um levantamento sobre a falha humana em diagnósticos de doenças. Ou seja, independentemente da experiência e do bom desempenho de um profissional de saúde, todos estão sujeitos a cometer erros. 

Devido a isso, cientistas de todo o planeta vêm trabalhando em sistemas computadorizados que realizam cruzamento de dados, com o propósito de entregar diagnósticos com quase 100% de precisão. Imagine quantas vidas poderão ser salvas por meio da Inteligência Artificial, aliadas ao conhecimento humano?

  

Tecnologia na mão de todos 

Outro assunto importante é a telemedicina. Utilizada por meio do WhatsApp, já é um aliado entre médicos e pacientes. Mesmo não substituindo uma consulta clínica presencial. Com a possibilidade da troca de mensagens via celular, é possível antecipar tratamentos e até resultados de exames para os diagnósticos.

A própria Associação Paulista de Medicina (APM) mostrou que 80% dos médicos de São Paulo já utilizaram dessa tecnologia para o atendimento a pacientes.

Além do próprio WhatsApp, existem aplicativos de monitoramento médico que auxiliam no tratamento de várias doenças. Muitos, inclusive, de forma gratuita, estão disponíveis em lojas virtuais. 

Por meio deles é possível fazer o acompanhamento cardíaco, aferir a pressão e uma lista infinita de possibilidades. Inclusive, smartwatches e pulseiras mais modernos são capazes de “prever” se o usuário tende a sofrer com alguma cardiopatia, tendo apenas como referência o padrão no batimento cardíaco, principalmente depois de alguma atividade física.  

Imagem mostra homem mexendo em tablet

O futuro da medicina 

Graças a esses avanços tecnológicos, a qualidade de vida da população vem aumentando consideravelmente. A computação em nuvem, por exemplo, é capaz de registrar todo o histórico médico de uma pessoa. Inclusive informações que podem ser acessadas a qualquer hora pelo próprio celular do médico. 

O atendimento à distância, seja por WhatsApp, ou por outras plataformas, também vem ganhando cada vez mais adeptos dentro da comunidade médica. O benefício do atendimento à distância é fundamental para o rápido diagnóstico e tratamento e, portanto, muito bem visto por profissionais da saúde. 

Diante de toda essa evolução, da quantidade de dados que são trocados diariamente entre as pessoas e esses profissionais, não podemos esquecer que a nossa privacidade e segurança de nossos dados devem ser mantidas a qualquer custo. 

A nova legislação de proteção de dados (LGPD) existe exatamente para isso – proteger nossos dados – garantindo a proteção e integridade que eles merecem.

Por isso, puxamos a provocação: e você, como tem cuidado dos seus dados? Como você tem administrado a sua privacidade e o que fazem essas informações?

Com certeza esta conversa pode ir longe, e não perderemos a oportunidade de tratar deste assunto e ajudá-lo a cuidar de seus dados. 

Por fim, percebeu a importância do tema? Por esses exemplos podemos ver que a tecnologia na saúde só traz benefícios para médicos e seus pacientes. Mais uma vez, a tecnologia a favor do negócio, não é mesmo?  

Continue sempre por aqui com a gente para acompanhar as novidades e tendências desse universo infinito de possibilidades. Nós adoramos, e você?

Related posts

Leave a comment