Confira as 5 dicas que vão te ajudar a garantir a segurança da sua computação em nuvem.

Não há como negar, com o fim do ano chegando, um dos assuntos mais abordados em 2020, tirando a pandemia, foi a segurança. Tivemos diversos textos publicados aqui que citaram formas de precaução, proteção e dicas de como não cair em golpes. E na última semana do ano, não podia ser diferente. No último artigo publicado sobre cloud computing, trouxemos o conceito, os tipos, as funcionalidades e as vantagens. Hoje, a Blocktime Tecnologia está aqui para abordar um tema que tem nos entretido bastante: a segurança em nuvem. Afinal, não podemos falar da inovação que o armazenamento trouxe, sem abordar a confiabilidade das informações que estamos mantendo em backup. Deixe de lado por alguns segundos os rascunhos de resoluções de fim de ano e anote com a gente as dicas de como garantir que seus arquivos estejam protegidos! Imagem mostra ilustração de nuvem

Recordar é viver!

Já trouxemos um conteúdo exclusivo sobre o assunto, mas é sempre bom lembrar: a cloud computing se resume a servidores seguros e compartilhados em que os usuários podem acessar em qualquer lugar do mundo por diversos dispositivos, seja ele um celular, um computador, um tablet, etc. A computação em nuvem está presente em nossas vidas por meio dos famosos: Google Drive, ICloud e Dropbox e, acredite, tem sido adotada de forma massiva por diversas empresas.  

Segurança na Nuvem, mas por que eu devo me preocupar?

Mais do que nunca, a informação tem valor e muito! Imagine só se uma empresa armazena todos os dados (seu ativo mais importante) em um determinado servidor, desde os mais básicos e cotidianos aos mais sigilosos, e alguém, de forma criminosa, acessa e rouba todas as informações? Daria um belo resgate e uma grande dor de cabeça, não? Pois é, não só por isso, mas também pela LGPD, é necessário que a segurança em nuvem seja um fator decisivo na hora de escolher armazenar seus dados na cloud computing.

E o armazenamento em nuvem é mais seguro que o tradicional?

Muito mais! E vamos te explicar porque. Primeiro, a diversidade de ferramentas e funcionalidades que são oferecidos por um serviço de backup em nuvem:
  • Gerenciamento de acessos e modificações;
  • A repetição dos dados armazenados caso haja necessidade de recuperação;
  • Alertas diante de imprevistos na interação com os dados;
  • Alinhamento e suporte ao compliance;
  • Diversas camadas extras de proteção;
  • Não ter que cuidar de ativos físicos (problemas com hardware, energia, luz, garantias de peças);
Mas nada disso é viável sem a comunicação alinhada entre cliente, provedor e um especialista no gerenciamento dos recursos. Possuir profissionais experientes que estejam focados apenas no monitoramento e no controle das funções cotidianas é muito difícil, Quando contratamos o serviço de armazenamento, a segurança em nuvem é de responsabilidade da empresa prestadora. E quando a empresa fica livre da demanda operacional que a segurança em nuvem exige, focar na parte estratégica e elaborar novos projetos visando todas as oportunidades, fica mais fácil. Não faz ideia de quem contratar? A Blocktime Tecnologia pode ter a solução ideal para você!  

Como tenho certeza que meus dados estão seguros?

Existem algumas dicas que podem te ajudar a garantir que o ativo mais importante da sua empresa esteja seguro, guardado a sete chaves, com criptografia de primeira. Acompanhe com a gente as 5 que separamos pra vocês!
  1. Um provedor e um local seguros para seus dados

Parece simples, mas muita gente vende serviços que ficam a desejar na qualidade e na confiabilidade. Por isso, na hora de contratar esse serviço, ou realizar de forma interna na empresa, assegure-se de que os guardiões estejam realmente preocupados com a segurança. Informe-se sobre qual provedor será utilizado e qual a localização em que os dados serão armazenados. A depender do país, as regras podem ser diferentes. Fique atento! Se for contratar, busque empresas de referência no mercado e, se for realizar internamente, faça benchmark com os pioneiros e referências no ramo.
  1. Educação corporativa

Não estamos falando aqui das universidades corporativas, cada vez mais presentes nas empresas, mas sim do treinamento e conscientização do quadro de funcionários. Não adianta a empresa estar munida de toda a segurança em nuvem possível, se os colaboradores não estão informados e conscientes da importância da confiabilidade dos dados. Por isso, elabore uma grade de treinamento para que todos estejam alinhados da importância do tema, dos riscos e do papel de cada um como guardião das informações.  
  1. Fique atento a senhas, autenticação e criptografia

Utilize senhas fortes, confiáveis e recomendadas por especialistas, revise as permissões dos usuários, utilize o multi fator de autenticação. Invista na criptografia! Assim, o acesso a determinadas informações fica limitado a quem detém responsabilidade, conhecimento e experiência para o gerenciamento. Fora isso, a criptografia garante maior proteção em caso de invasão de sistemas.
  1. Monitorar é preciso!

Essa ação é imprescindível. Monitore tudo! Quanto maior o controle, maior a inteligência do sistema de proteção. Alertas de inconsistências na entrada de dados, logs, históricos, o que for preciso! Defina protocolos, normativos e procedimentos de forma clara e objetiva. Estipule que eles deverão ser seguidos diante de toda e qualquer situação imprevista. Comunicação alinhada e orientada, garante ainda mais a reação corporativa frente a qualquer ameaça.  
  1. E se mesmo assim falhar?

É importante na hora de contratar ou estruturar uma área de segurança em nuvem, ter certeza de que se, mesmo com todos os protocolos, algo der errado, existe a garantia da recuperação dos dados e do apoio na resolução e investigação dos ocorridos.  E agora? Pronto para adotar essa tecnologia que vem facilitando e tornando mais eficiente as rotinas das empresas? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a Blocktime Tecnologia! Temos certeza que você terá o apoio e a solução necessários para o seu negócio!