Entenda com a gente porque a busca por profissionais de TI cresceu tanto em meio a crise.

Deixando o favoritismo de lado, 2020 realmente foi o ano da tecnologia a favor do negócio. Há 12 meses atrás, iniciamos com grandes previsões de crescimento para a TI, mas ninguém imaginou que a nossa área de atuação cresceria e facilitaria tanto as nossas vidas. Presenciamos taxas de desemprego no Brasil em torno de 14% (fechamento de setembro), enquanto a procura por profissionais de TI só aumentava e mais: em meio a tantas oportunidades, faltavam profissionais qualificados. Com o ano começando, o cenário continua e nós, da Blocktime Tecnologia, trazemos esse conteúdo para intensificar a importância não só da TI, mas da qualificação profissional necessária para crescer ou iniciar nesse mercado que em 2021, também promete. Siga com a gente e saiba quais as tendências da área para esse ano! Imagem mostra ambiente de empresa com colaboradores

Profissionais de TI: Crise X Oportunidade

De uma hora para outra, tivemos que nos adaptar. Em meio ao isolamento social, empresas que sequer possuíam política de trabalho remoto, se viram obrigadas a acelerar processos, demandas e tecnologia. Quem viveu sabe, nos vimos (a maioria) 100% home office, com as mesmas demandas de trabalho, ou mais. Totalmente isolados, nosso meio de contato (trabalho ou pessoal) foi a tecnologia. Rotinas totalmente adaptadas, reuniões on-line, ferramentas readequadas, licenças concedidas, a tecnologia foi a facilitadora de tudo. Saindo um pouco do mundo corporativo: abriu as portas para o entretenimento, possibilitou a atuação dos profissionais da área de saúde, propiciou a educação à distância e, juntamente com a ciência, tem contribuído diretamente para o desenvolvimento da tão esperada vacina. Em meio a tantos acontecimentos, consequentemente, a necessidade de profissionais de TI, qualificados para atender tantas demandas, aumentou. Com isso, diversas vagas, de várias áreas surgiram: digitalização de documentos, uso de nuvem para acesso de dados, suporte ao home office, manutenção de hardwares e softwares, acesso a servidores e otimização dos meios de atendimento ao cliente, etc. Destaque merecido também para a área de segurança da informação: vocês acompanharam por aqui a quantidade de artigos que publicamos sobre o tema, tamanha a relevância. Por isso, se pudéssemos premiar as maiores necessidades, o Oscar iria para: infraestrutura, cloud computing e segurança da informação. E mais: essa é a nova (nem tanto assim) realidade. As empresas se adaptaram, se identificaram e muitas não pretendem voltar ao antigo modelo de atuação. Assim, se a demanda já está alta, crescerá ainda mais. Por isso, separamos aqui as profissões que estarão em destaque neste ano. Vai perder essa oportunidade?
  1. Especialista nas nuvens

Sem dúvida, o profissional de Cloud Computing será muito requisitado. Com as informações valendo mais que ouro, quem conseguir garantir a segurança, a agilidade, a disponibilidade e a integridade dos dados, fará a diferença. Imagem mostra mulher mexendo em aparelhos de tecnologia
  1. Cientistas de dados

Seguindo na linha de que os dados são a Bitcoin da vez, os especialistas em transformar dados em estratégia e inteligência de negócio, são também muito valiosos. Hoje, áreas como Recursos Humanos e Marketing, por exemplo, têm buscado cada vez mais profissionais que possuem habilidade em trazer valor agregado às informações.  
  1. Hackers

Corporativamente chamados de analistas em cibersegurança, são os que menos dormiram em 2020. Vivenciamos uma onda de ataques e  passamos, também, pela pandemia virtual. Sem eles, muitos não teriam sobrevivido. Especialistas em invasão e proteção, enfrentam diversas guerras sem ao menos percebermos. Destaque para esse mercado que está carente de profissionais qualificados.  
  1. Seguranças da informação

Com a LGPD em alta, esses peritos também foram muito acionados e 2021 promete! Nossos analistas de segurança, encarregado de dados pessoais ou DPO – de acordo com a lei –  tem um mar de oportunidades para explorar ao longo dos próximos anos. Regras, legislação, políticas, senhas, criptografia, fiscalização são algumas de suas especialidades.  
  1. Um suporte para chamar de seu

Nosso muito obrigado aos analistas de suporte e service desk. Sem eles, nenhuma adaptação seria possível. Com o aumento exponencial do trabalho remoto, a necessidade de suporte também cresceu. Sem contar na quantidade de chamados, bugs em sistemas, oscilação da disponibilidade, VPNs, eles são essenciais para que a roda continue a girar.  
  1. Não menos importante

E por último, fiquem atentos, pois aqui está a profissão que merece diversos créditos e que, durante a pandemia, não soltou nossa mão: os analistas de infraestrutura e redes. Já imaginou que, de um dia para o outro, precisamos aumentar o suporte ao aumento de acessos remotos e a disponibilidade da internet/redes? Crescer e suportar uma infraestrutura de TI não é uma tarefa fácil, ainda mais tão rápido! Além da responsabilidade de garantir que sistemas como o da saúde, comércio eletrônico e mercado financeiros se mantenham estáveis. Pois é, esses profissionais estiveram e estarão em alta por muito tempo. Além das profissões, não podemos deixar de mencionar áreas que crescerão sem medida: a inteligência artificial e a internet das coisas (IoT). Os destaques não param e muitas tendências ainda virão, fique alerta! O mais importante para os próximos anos: quanto mais híbrido o profissional for, mais valor ele terá. Gostou de iniciar o ano com conteúdos focados no seu desenvolvimento e na relevância que a área de TI tem trazido? Quer mais? Acompanhe com a gente, a Blocktime Tecnologia está sempre, como a TI, a favor do seu negócio.