A sua empresa tem utilizado a tecnologia a seu favor? Saiba a importância e os benefícios de um diagnóstico de TI realizado com qualidade.

Tornar a tecnologia uma aliada estratégica, muito mais do que operacional, tem sido uma solução eficaz para o aumento dos resultados de muitas empresas. Mas, para chegar a esse estágio, é necessário avaliar qual o nível de relação que a sua empresa tem com a TI. Como avaliar? Um diagnóstico de TI bem realizado é o melhor caminho! Mas se você não faz ideia por onde começar, fique tranquilo! A Blocktime Tecnologia está aqui, não só para oferecer nossas soluções em TI, mas também para te ajudar a entender esse universo que, bem diagnosticado, pode ser um grande parceiro de sucesso.

Imagem mostra homem negro usando tablet e analisando gráficos

Pra começar: o que é um diagnóstico de TI?

Para contextualizar, é importante resgatarmos o significado da palavra diagnose, de onde originou a palavra diagnóstico. Segundo o Dicionário Online de Português, diagnose é “[Medicina] Exame que, numa consulta com um especialista, tenta identificar a razão e a natureza de uma doença; diagnóstico – [Figurado] Descrição ou identificação da razão do problema numa certa circunstância”. Assim como nós, humanos, a TI também precisa realizar check-ups periódicos para avaliar se tudo está indo bem. Um diagnóstico de TI consiste em uma análise minuciosa para a identificação de possíveis problemas, atualizações e o mais importante: prevenção – pois é ela que evita danos e gastos desnecessários. A Tecnologia da Informação pode contribuir muito para a redução de custos e para a possibilidade de inovações na empresa, mas se não for gerenciada de uma forma adequada, pode gerar desperdícios e consumos indevidos.

Imagem mostra homem branco usando tablet, lendo matéria e tomando café

E como realizar um diagnóstico de qualidade?

Os diagnósticos são de extrema importância para a identificação do nível de maturidade da TI da empresa. É como se fosse uma radiografia indicando o que é necessário para estruturar a tecnologia que, se não está bem desenvolvida, pode acarretar sérios riscos. Ele é feito para gerir o ambiente tecnológico e para identificar o que é necessário ter e proteger. O diagnóstico de TI busca por exemplo: o que está vulnerável, se existem licenças, como está o nível de segurança, o controle e proteção de dados, etc. Nós acreditamos que para que o diagnóstico de TI seja considerado de qualidade, são necessárias algumas premissas cruciais, que quando aplicadas, trazem diversos benefícios. Não por coincidência, os cinco princípios que consideramos essenciais para o diagnóstico de TI, são os valores da Blocktime Tecnologia. Nossos pilares foram desenvolvidos baseados em padrões internacionais. Isso mesmo! A cada artigo, traremos mais detalhes de cada um deles para que você conheça nossa origem e filosofia que são baseadas no modelo NIST – Cybersecurity. A base de todo o processo de segurança cibernética está em estabelecer um processo contínuo de manutenção do ambiente de TI.

Imagem mostra pessoa digitando em notebook. Na tela aparecem códigos de TI.

Vamos aos princípios?

MANTER

Ao iniciar um diagnóstico, o primeiro passo é a análise do funcionamento de toda a infraestrutura tecnológica da empresa. Dentro do ambiente da TI existem elementos que consideramos essenciais: infraestrutura de rede, servidores, canais de comunicação, serviços de internet, computadores, impressoras e periféricos. A primeira pergunta: todos eles estão presentes? Segundo, existe manutenção física e lógica de todos os componentes? Há suporte e apoio aos usuários no uso destes recursos? Além disso, é necessário instalar e atualizar os programas de acordo com as instruções ou instrumentos fornecidos pelo fabricante e utilizar ferramentas cruciais de monitoramento e controle.

GERIR

É importante, por meio de ferramentas automatizadas, a gestão contínua de toda a TI. Essa gestão monitorada permite maior efetividade nas manutenções, proporcionando maior segurança em todo ambiente e prevenindo possíveis problemas. Dessa forma, a disponibilidade e a vida útil de todos os recursos da empresa aumentam.

PROTEGER

Para a proteção e segurança do ambiente de TI da empresa é necessário um conjunto de medidas: sistemas de controle de acesso, filtros de conteúdo, estabelecimento de canais seguros de comunicação – VPNs – sistemas de antivírus com alertas de segurança e bloqueio inteligente de estações no caso de identificação de ataques.

ASSEGURAR

Esse princípio envolve a utilização de normas rígidas de controle e segurança. Aqui, é necessário verificar se sua empresa possui ferramentas de análise, monitoramento e detecção periódica de violação de políticas previamente estabelecidas. Para quê? Para identificar possíveis ataques e vulnerabilidades da TI e realizar revisões periódicas em todo o ambiente, visando melhorias constantes em todo o processo. Além disso, é preciso verificar se são emitidos relatórios periódicos detalhando as fragilidades, caso um dia a empresa precise comprovar, com evidências técnicas e documentais, que utiliza essa prática.

INOVAR

A revisão constante dos processos, a atualização e a inovação presentes no mercado são essenciais para a proteção da empresa. Quanto mais se busca por inovações, maiores são as soluções inteligentes, eficientes e seguras e menores são o tempo e o custo. Após a realização do diagnóstico completo, o objetivo é apontar as ferramentas e recursos necessários para solucionar tudo que foi verificado e que precisa ser aprimorado. Garantir que as etapas citadas acima sejam aplicadas é uma prática essencial para a longevidade e o sucesso das empresas, afinal, as soluções de TI são ativos preciosos para os negócios. Percebeu a importância do assunto? Precisa entender em qual estágio está sua empresa? Entre em contato e conte conosco para a realização de um diagnóstico de TI perfeito para você!