O que é antivírus e por que é necessário instalar no computador?

Entenda a importância do antivírus e como ele pode ajudar na sua proteção e da sua empresa

Nada mais oportuno do que falar de vulnerabilidade nos tempos atuais. Temos vivido em meio a um contexto totalmente diferenciado, causado pelo coronavírus (SARS-COV-2). E para que possamos estar protegidos, o que mais temos buscado é a tão sonhada vacina.

Assim como nós humanos, a tecnologia também é ameaçada constantemente por diversos tipos de vírus que, se não evitados ou tratados, podem causar danos graves a toda uma rede de conexão. Os antivírus são as vacinas da TI e a Blocktime Tecnologia está aqui para te contar mais sobre eles. Pegue sua máscara para explorar com a gente esse universo.

Imagem mostra homem apontando o dedo com sinal de legal e abaixo o nome Security

E essa tal vacina da TI?

Antes de abordarmos os antivírus, é importante entendermos o que são os vírus da TI. Basicamente, são programas que foram criados para infectar computadores e/ou dispositivos móveis. Os vírus ganharam esse nome pela alta capacidade de contágio.

Mas, como eles infectam? De várias formas: um vírus pode além de invadir e ter acesso a todos os dados e senhas, corromper ou excluir arquivos e programas ou, até mesmo, efetuar transferências de tudo isso para outras máquinas.

Por trás dele, há sempre alguém mal intencionado, com acesso integral e que pode utilizar os seus dados e da sua empresa para fins criminosos.

Começou a se preocupar? É justamente por conta de todo esse risco que existem os antivírus. O que estamos chamando de “vacina da TI” são programas desenvolvidos para detectar, excluir ou isolar (quarentena) todos os vírus de computadores, dispositivos móveis e/ou redes.

Por isso, antes de acionar o Google na busca pelo melhor antivírus para você e para sua empresa, é importante entender a funcionalidade desses programas.

Imagem mostra ícone do cadeado de segurança

Como o antivírus funciona?

A cada acesso seu, não só ao site da Blocktime Tecnologia, mas a todos os outros universos que você visita na internet, existem ameaças e muita gente cobiçando seus dados. Por conta disso, é necessária proteção constante!

Quando você instala um antivírus no seu computador, está investindo nessa proteção! Ele funciona como um guardião que protege todos os acessos da sua máquina. É um fluxo sem fim: a cada novo vírus criado, existem empresas investigando todas as características e criando novos antivírus.

Ainda confuso? É como se cada vírus possuísse um código específico e secreto. O antivírus é uma biblioteca repleta de um acervo com as “quebras desses códigos”. É por isso que é de extrema importância atualizar constantemente seu programa de antivírus, pois diariamente novos vírus são criados e decifrados.

Eu realmente preciso instalar um antivírus?

Segundo o estudo Fortinet Threat Intelligence Insider Latin America, ferramenta que coleta e analisa incidentes de segurança cibernética em todo o mundo (da Fortinet), o Brasil sofreu, só no primeiro semestre, cerca de 2,6 bilhões de ataques cibernéticos.

Portanto, com o aumento do trabalho remoto, os cibercriminosos visualizaram uma oportunidade de invadir sistemas de empresas por conta de diversas configurações incorretas. A vulnerabilidade das redes domésticas favorece esses acessos criminosos.

Pois é, em meio a todo esse contexto não há como não se proteger. Conectados em tempo integral, precisamos de prevenção constante pois a invasão pode vir de todos os lados: e-mails, sites, aplicativos, pendrives, CDS, DVDs, a lista não tem fim.

E mais: além de todos os riscos que já citamos aqui, ao estar infectada, sua máquina pode não responder a demanda e prejudicar a produtividade do seu trabalho. A seguir, alguns sintomas que ajudam na detecção desse diagnóstico:

  • Travamento constante dos programas e do computador;
  • Rede de internet com alto fluxo de dados sem baixa de arquivos;
  • Atividade excessiva do disco rígido, mesmo com o computador em modo de descanso;
  • Abertura de arquivos e programas sem o comando.

Entendeu a importância do antivírus e como ele pode ajudar na proteção da sua privacidade, seu computador e/ou dispositivo móvel e sua rede? Então, não deixe de instalar o quanto antes um que atenda a sua necessidade e da sua empresa!

Precisa de ajuda? Conte sempre com a Blocktime Tecnologia para as melhores soluções! Estamos aqui para mantê-lo informado e seguro nos desafios do dia-a-dia.

Related posts

Leave a comment