A Blocktime Tecnologia traz para você cinco dicas de como fugir dessa estatística! Confira!

Vivemos em tempos vulneráveis. Segurança virou a palavra da vez, em todos os sentidos. Na tecnologia não é diferente! Nossa área avançou e alcançou o patamar de pilar sustentável da maioria das empresas. Diante dessa realidade, é preciso proteção. Mas será que a sua organização está dando a devida importância ao tema? Pesquisas recentes apontam que 61% das empresas brasileiras já sofreram com incidentes de segurança, ao menos uma vez. Em um universo em que os dados e os meios digitais são essenciais para a reputação das companhias, não investir em ações de proteção pode ser fatal. A Blocktime Tecnologia se importa com esse tema e, por isso, trouxemos um conteúdo que vai te ajudar a saber se sua empresa está correndo esse risco. Acompanhe com a gente o quanto os incidentes de segurança têm crescido e porque eles precisam virar pauta constante! Imagem mostra cadeado de segurança de computadores

Mas antes, o que é um incidente em segurança?

Podemos definir como incidente de segurança qualquer ação, ou conjunto delas, que possa ameaçar ou impactar: a disponibilidade, a confidencialidade, a autenticidade ou a integridade de informações e/ou dados. Para facilitar o conceito: é qualquer tentativa, ou sucesso, no acesso ou na modificação de sistemas e dados, sem o conhecimento ou autorização prévia do portador. Sendo assim, se existe desrespeito à política de segurança da informação ou à LGPD, há um incidente de segurança. Temos observado o aumento constante dos incidentes, ainda mais diante da vulnerabilidade favorecida pelo home office e pelo trabalho remoto. Por conta disso, as empresas precisam investir e tornar como prioridade a gestão da segurança da informação.

E como evitar incidentes de segurança e escapar dessas estatísticas?

No Brasil, 1 em cada 3 empresas já foi infectada com códigos maliciosos, principalmente os ransomwares. E, diante desta preocupante realidade, a grande questão é: como evitar que a minha empresa passe por isso? Separamos cinco dicas que podem te ajudar a prevenir qualquer incidente de segurança. Acompanhe conosco!  
  • E o antivírus?

Ele está sempre em nossas dicas, e, por incrível que pareça, muita gente ainda ignora a sua existência. Mas a gente não desiste e insiste: invista em um antivírus de qualidade, com constantes atualizações.  
  • Firewall

Nossa barreira de proteção também já passou por aqui! Sempre controle os acessos ao seu computador, utilizando um sistema de firewall, ele auxilia no bloqueio de acessos de conteúdos maliciosos, sem impedir que os dados essenciais continuem fluindo. Imagem mostra computador
  • Não caia na rede! 

Confira nosso artigo sobre phishing, mas vale reforçar: nunca execute programas recebidos como anexos em e-mails e não preencha formulários com informações pessoais ou senhas.  
  • Atualize-se

Mantenha todos os sistemas atualizados, isso auxilia muito na proteção, pois, como já sabemos, os cibercriminosos não param de buscar novas formas de ataque. Por isso, precisamos estar à frente, sempre!  
  • Cuidado com as redes públicas! 

Não acesse sites com informações sigilosas em estações públicas ou compartilhadas, como em cybercafés, lan houses e bares. Esses são ambientes extremamente frágeis e “alguém” pode estar aguardando apenas uma oportunidade para agir. E aí, gostou das dicas? Esperamos que esse conteúdo possa te auxiliar na prevenção e no cuidado não apenas da sua empresa, mas também dos seus dados pessoais! A Blocktime Tecnologia busca sempre conteúdos para te manter atento aos riscos do mundo virtual. Conte com a gente!