Home office: 5 dicas para cuidar dos seus equipamentos em casa

Tem dúvidas do que é recomendado para manter a sua segurança e de seus equipamentos durante o home office? A Blocktime Tecnologia vai te ajudar!

 

Com as últimas notícias e acontecimentos no Brasil, o home office continua, ou volta a ser, uma realidade para muita gente. Nós da Blocktime Tecnologia temos como prioridade a segurança. Assim, seguimos a campanha #fiqueemcasa. 

Imagem mostra mão de mulher teclando no notebook

Diante desse contexto, e para garantir que a produtividade das empresas continue, trouxemos um assunto que tem sido alvo de dúvidas recorrentes de nossos clientes: o cuidado com os equipamentos durante o período de home office. 

E, por mais que você tenha certeza de que segue tudo à risca, saiba que a área de TI tem recepcionado muitas demandas para conserto de equipamentos.

De danos mais complexos a problemas por motivos que muitos considerariam básicos, os chamados não param. Como a informação é a base para qualquer ação, nossa missão é trazê-la até você!

A adaptação de um escritório em casa de uma hora para outra, pegou muita gente de surpresa. Ainda assim, é preciso atenção para alguns cuidados. Por isso, bloco de notas aberto para registrar as cinco dicas de como cuidar dos seus equipamentos no home office. Preparado?

 

Segurança é prioridade

Sempre presente por aqui, não há como ignorá-la e reforçá-la no home office. E nessa dica, são diversos os pontos de atenção. 

Primeiro, atente-se às redes de acesso, confirme a origem dos e-mails recebidos, utilize programas antivírus e não ignore as atualizações solicitadas.

Segundo, cuidado com a segurança da informação. Em casa, também estamos vulneráveis e, por mais que possamos confiar em quem convive conosco, ações inocentes podem colocar muita coisa em risco.

Assim, bloqueie sempre sua tela ao deixar a estação de trabalho, cuidado com os materiais deixados por aí e sempre que terminar o expediente, desligue seu computador. 

Terceiro, utilize senhas para tudo e utilize a criptografia. Já falamos por aqui do aumento dos ciberataques e, acredite, você não quer ser uma vítima. 

Quarto e último, mas não menos importante: realize backup constante. Nunca sabemos o que pode acontecer, mas sabemos como podemos evitar algumas dores de cabeça. Uma das mais fortes é a perda de dados, por isso, previna-se! 

 

Higiene constante

Esta é a palavra da vez em tempos de pandemia e no mundo da tecnologia ela também é importante. É preciso reforçar que estamos em tempos de que a higienização e proteção de tudo e de todos, dentro ou fora de casa é essencial. 

Quanto ao home office, mantenha o ambiente de trabalho livre de comidas e bebidas. Temos recebido diversas ocorrências de acidentes com líquidos derramados nos equipamentos e alguns, podem ser irreparáveis. Por isso, evite realizar refeições e beber qualquer coisa, próximo ao computador, até mesmo o querido cafezinho de todos os dias. 

Sempre que possível, realize a limpeza, mas cuidado: utilize apenas álcool isopropílico 70% para limpar o monitor e os demais dispositivos que se conectam à máquina.

Os equipamentos periféricos (teclado e mouse) devem estar desconectados e o notebook ou PC precisam estar completamente desligados, sem bateria e fora da tomada.

 

Agilidade = Produtividade

Por vezes, acabamos confundindo os equipamentos da empresa com os pessoais, sobrecarregando e gerando lentidão. Se for possível, mantenha separado o que é de uso particular com o que é da empresa. Muitas empresas têm facilitado e fornecido notebooks para os colaboradores. 

Caso essa não seja a sua realidade, nossa dica é simples: desinstale aplicativos e programas que você não utiliza mais.

Arquivos pesados que você copiou duas vezes sem querer, vídeos e imagens salvos na nuvem que você esqueceu de apagar, tudo isso pode sobrecarregar a memória do computador e deixá-lo mais lento. 

Imagem mostra homem de costas trabalhando com vista do por do sol

“Ergonomize-se”

O sucesso da saúde mental e corporal durante o home office também gira em torno da ergonomia, tema de tantos artigos. 

Por aqui, ela é uma dica valiosa, por isso, merece mais do que a nossa atenção. Para isso, temos outros pontos importantes: 

  • Evite manter o seu notebook em cima da cama ou em superfícies que não sejam planas e sólidas;
  • Ajuste a altura do notebook e mantenha-o em uma posição adequada, que facilite a sua rotina de trabalho, recomendamos que a câmera esteja na altura do olhar. Para quem não possui apoio específico para notebook, vale improvisar com livros ou caixas mais resistentes;
  • Escolha uma mesa e uma cadeira confortáveis, que sejam coerentes com o seu biotipo. Existem diversas regras online disponíveis para consulta. 

 

O sol é para todos

Mas para as máquinas não recomendamos a dose diária de vitamina D. Brincadeiras à parte, nunca deixe seus equipamentos expostos ao sol. Isso pode super aquecer e gerar diversos problemas. 

Outra dica referente ao aquecimento: observe a distância correta entre a tampa traseira do notebook e a superfície de sua área de trabalho. O equipamento precisa de ventilação para não exceder a temperatura ideal.  

E aí? Gostou das dicas que separamos para você? Compartilhe com a gente! Uma das nossas missões é facilitar a utilização da tecnologia para você e seu negócio.

Por isso, conte sempre conosco para informações cotidianas, mundiais e que auxiliem na produtividade de seus colaboradores e, consequentemente, de sua empresa.

Related posts

Leave a comment