Data Analytics: você já ouviu falar?

Conheça a importância e porque as empresas que visam crescimento precisam estar atentas a esse tema diariamente.

 

Já citamos por aqui, em diversos artigos, que o valor dos dados tem crescido de forma exponencial nos últimos anos e, de 2020 para cá então, nem se fala.

Não é à toa que a internet dominou o mundo e a realidade de muita gente. Junto com ela, vieram os acessos a diversas páginas, formulários, cadastros, pesquisas, e-mails, jogos, e-commerces, ou seja, uma infinidade de meios que possibilitam o acesso a tantos dados. 

 

Imagem mostra tela de computador com dados - Data Analytics

 

Em termos práticos, diariamente temos contato com a ciência dos dados, sem nos darmos conta.

Ao assistirmos nossas séries preferidas, fornecemos informações sobre nossas preferências; se efetuamos uma pesquisa sobre os preços de um determinado produto ou serviço, é possível terminar nossas escolhas por marca, valor, etc. 

A quantidade de informações geradas no mundo digital não tem fim e gerenciá-la torna-se um desafio constante. Fora o que fornecemos além do online. Agora, imagine uma forma de gerir esses dados facilmente e mais: utilizá-los de forma estratégica, preventiva e lucrativa?

Não, isso não é um sonho, é mais que realidade. A Blocktime Tecnologia traz, no artigo de hoje, tudo o que você e a sua empresa precisam saber sobre data analytics: o que são, para que servem e quais as principais vantagens da sua utilização. Vem com a gente!

 

Data analytics, é para ontem!

Nada melhor do que iniciarmos o assunto com o significado de data analytics. Afinal, qual é o verdadeiro conceito? Podemos definir como o estudo dos dados com um objetivo pré-definido. Ou seja, é uma estratégia que busca analisar e compreender todas as informações, gerando insumos para tomadas de decisão mais assertivas. 

Para que o conceito fique mais claro, entendemos que é relevante diferenciar o data analytics de outros dois conhecidos: o big data e o data science. O big data define a reunião de grandes quantidades de dados e o data science refere-se à ciência que estuda os dados.

Em um resumo fácil de entender, podemos conceituar o data analytics como uma estratégia que, dentro da ciência de dados, estuda e analisa as informações reunidas e fornecidas pelo big data.

 

E como tudo isso funciona?

Depois dessa sopa de letrinhas, você deve estar se perguntando de que forma a estratégia do data analytics opera. Para começar, é importante destacar que existem, dentro dele, três categorias de dados, que são elas:

Personal data: são os dados gerados por meio dos tão utilizados dispositivos móveis;

 

Enterprise data: são as informações provenientes das operações financeiras;

 

Social data: elementos que caracterizam o comportamento dos usuários, por exemplo, quais anúncios geram maior número de cliques, ou quais posts geram mais curtidas no Instagram.

Além das categorias dos dados, existem fases para que a análise seja realizada: primeiro a coleta, depois a organização, seguido da análise e do desenvolvimento de algoritmo, da visualização e, finalmente, da tão esperada tomada de decisão. 

O mais interessante e que gera maior valor, são as perguntas realizadas em cada etapa e as respostas e insights que elas podem gerar, possibilitando maior segurança na hora de decidir os rumos diante do cenário exposto.

E as possibilidades do data analytics são infinitas: é possível segmentar públicos, segmentos, comportamentos, traçar possibilidades e resultados diante de cada filtro e/ou etapa. Até mesmo traçar estratégias diante de um comportamento específico do consumidor com um produto da sua empresa. Ou seja, um universo de dados a favor do seu negócio!

E, se ainda não te convencemos da relevância do data analytics e de quão a frente a sua empresa pode estar ao utilizá-lo, a Blocktime Tecnologia traz algumas das vantagens dessa estratégia:

 

  1. O produto à frente

Se você está cansado de atuar de forma reativa, realizando melhorias em um produto já lançado, depois de captar a opinião dos consumidores, saiba que o data analytics veio para mudar essa realidade.

Com tantas informações, prontas para serem estudadas, que tal utilizar as características comportamentais, as necessidades e as tendências de consumo do seu público-alvo para lançar um produto inovador? Isso mesmo, por meio do data analytics, é possível identificar necessidades que seus consumidores nem sabem que possuem. Quer maior vantagem que essa?

Imagem mostra mão de pessoas apontando para tela de computados, olhando indicadores

  1. Concorrência?

Outra possibilidade de análise que o data analytics proporciona é o estudo dos seus concorrentes diretos e indiretos e, consequentemente, dos consumidores deles. Essa vantagem, associada a anterior, pode trazer inovações imensuráveis para a sua empresa.

 

  1. Capital Humano

Outro fator extremamente importante: os colaboradores da sua empresa. Diante da possibilidade infinita do estudo de tantas informações, consegue visualizar o alcance da área de recursos humanos, diante do cenário completo para tomadas de decisões, admissões, desligamentos, economia de processos, etc? 

 

  1. Economia e previsão de faturamento.

Quando a vantagem se resume ao lucro e à economia, não há como ignorar o data analytics. As possibilidades de previsões, estatísticas, testes de cenário e, consequentemente, diminuição de gastos desnecessários com processos,   não deixam nada a desejar.

Quer saber mais? Há inúmeros cursos de introdução, bem como o acesso a ferramentas que estão ao nosso alcance e que podemos utilizar no nosso dia-a-dia. Treinamentos como os da Data Science Academy e ferramentas como o Microsoft PowerBI são acessíveis para usuários do Microsoft 365, que conseguem ter acesso a inúmeras fontes de dados públicos para serem utilizados em nossas pesquisas, trabalhos, etc. 

Não há como negar a importância e relevância que o data analytics têm gerado aos negócios. E, se a sua empresa busca estar à frente, com soluções ágeis e inovadoras, é preciso adotar essa estratégia o quanto antes. 

A utilização do data analytics é possível em todos os tipos de empresa e segmentos do mercado, por diversas áreas. Por esse e por tantos outros motivos, além dos apresentados acima, esse tema tem sido tópico de tantas pautas. Conte sempre com a Blocktime Tecnologia para a manutenção e para a atualização do conhecimento! Até a próxima!

Leave a comment