Blocktime Tecnologia: 31 anos evoluindo com você!

A Blocktime Tecnologia chega aos seus 31 anos de muita evolução e busca pelo aperfeiçoamento. Conheça mais sobre a nossa história repleta de desafios e aprendizados!

 

Somos movidos pela paixão de solucionar problemas por meio de soluções inteligentes e inovadoras. Desafio, essa é a palavra que cerca a nossa empresa!

É com ela que damos início a trajetória da Blocktime Tecnologia: nosso sócio-fundador, Guirau, começou sua carreira profissional no BRADESCO. Foi nessa época que ele conheceu pessoas incríveis que influenciaram sua trajetória futura na tecnologia, especialmente Roger Agnelli e Denise Pavarina.

No final dos anos 80 ele participou da informatização e automatização inicial dos processos de gestão de carteira e fundos BBI.

“Em 1989, a partir do fechamento da bolsa de valores, às 17h, com os resultados do pregão gravados nos arquivos em disquete, eu tinha a missão de gerar a rentabilidade dos fundos e outras informações, emitir os relatórios daquela data, imprimir e enviar para a Matriz em Osasco no final do expediente, para que na manhã seguinte, as informações estivessem atualizadas e disponíveis para as reuniões da diretoria executiva”. – Disse nosso sócio-fundador Guirau.

 

Será que vocês lembram?

Em 1984 vigorava a lei da informática. Essa lei criava uma reserva de mercado, que limitava o acesso aos recursos de informática e consequentemente o acesso à novas tecnologias. Somente produtos e sistemas desenvolvidos e produzidos no mercado brasileiro poderiam ser comercializados e utilizados pelas empresas nacionais.

Nessa mesma época, estava em alta o turismo ao Paraguai como estratégia de acesso a outros produtos e tecnologias e nascia a famosa CVC.

 

Voltando ao problema

As informações acima são importantes para que vocês entendam o cenário em que vivíamos naquela época.

No meio dessa correria e para que tudo saísse conforme esperado para as reuniões da diretoria executiva na manhã seguinte, era necessária uma rede de computadores eficiente, mas o Banco – pela reserva de mercado – tinha limitações técnicas para avançar.

Sem possibilidades e alternativas para solucionar o problema, Guirau achou que já não estava mais tendo condições de se desenvolver profissionalmente. Este “incômodo” crescia ainda mais, quando encontrava no mercado exemplos de avanço como a NOVELL e a AMPLUS – a rede do fio vermelho.

Foi justamente aí, que ele entendeu que precisava fazer alguma coisa e a decisão foi ir para o mercado de trabalho em busca de novos desafios.

Imagem mostra time completo da Blocktime Tecnologia reunidos

Uma luz surgiu

O que fazer? Será que devemos seguir os nossos sonhos? Bom, a resposta é sim! E para isso, podemos citar a frase de Dale Carnegie“Tente a sua sorte! A vida é feita de oportunidades. O homem que vai mais longe é quase sempre aquele que tem coragem de arriscar.”

Foi arriscando que tudo tomou forma. Foi tentando que surgiu uma oportunidade: dar treinamento e implantar os computadores nos escritórios de uma fábrica – MS-DOS, Lotus 1-2-3, Dbase II e Framework II (para quem não sabe, era um software integrado que tinha de tudo – editor de texto, planilha e gerador de gráfico).

Você acha que deu tudo certo? Não, ainda não. A saída do banco não foi como Guirau planejou. Seu diretor rasgou a carta com o pedido de demissão algumas vezes. Ele até aceitava o pedido de transferência de área, mas não aceitava a demissão. Foi necessário aguardar sua ausência por uma viagem para finalizar o desligamento.

 

O novo ciclo

Na nova empresa, outro desafio. A contratação não seria por CLT e sim por PJ. Na época, Guirau pensou: “O que é isso?!” E teve como resposta: “Fica tranquilo. Nosso contador vai abrir uma empresa para você, e dentro de uns 3 ou 4 meses, você passa a emitir notas fiscais para a gente. Este tempo é normal, faz parte da burocracia que existe no Brasil para abertura de empresas”. Pronto, foi assim que nasceu a Blocktime Tecnologia em 1989, como PJ – pessoa jurídica – de João Carlos Nogueira Guirau.

Nascemos no susto, como a grande maioria dos empreendedores no Brasil. Surgimos pela necessidade, pela sobrevivência e temos certeza que muitos se identificaram. Não é?!

Pois bem, depois das surpresas ao longo do caminho, nosso olhar foi mudando. Passamos a buscar soluções para compreender as necessidades de nossos clientes. Queríamos descobrir como ajudar as pessoas no entendimento do uso da tecnologia. Essa pergunta pode parecer simples, de fácil compreensão, mas será que é assim para todas as pessoas?

O uso da tecnologia permite simplificar processos, reduzir o tempo de atividades, transformar a forma como fazemos nossas tarefas rotineiras e isso devolve às pessoas aquilo que lhes é mais precioso: o tempo.

Vejamos o que nos aconteceu em 2020. Atingidos por uma pandemia, transformamos nossa forma de trabalhar, estudar, nos comunicar, mas conseguimos dar continuidade a nossas vidas. Sim, as pessoas e empresas foram prejudicadas, mas foi a tecnologia que nos permitiu desenvolver um teste de diagnóstico em tempo recorde e uma possível vacina com resultados promissores, que nos traz esperança para a virada de 2021.

Imagem mostra time da Blocktime Tecnologia reunidos por vídeo chamada 

Somos gente!

E foram por causa processos e desafios ao longo desses 31 anos, que hoje,  comemoramos com espírito de evolução tudo o que foi vivido. Somos uma empresa formada de pessoas. Nós, os 4 sócios – João Carlos Nogueira Guirau, Aldilene Rissato Adorno Guirau, João Marcos Adorno Guirau e Renan Bonansea Cazorla – nos preocupamos em olhar diariamente para todos que nos cercam.

Nossa equipe é formada por gente como a gente: 13 profissionais que diariamente cuidam de nossos clientes. – Gustavo, Rafael, André, Caique, Leonardo, Renato, Ricardo, Lucas, Tiago, Mateus, Cauã. E contamos também com nossa equipe de apoio – Adriana e Maria – que zela pelo nosso bem-estar.

Fazemos isso para pessoas: São + de 70 empresas e 1500 pessoas que direta ou indiretamente nós cuidamos, para que elas possam desenvolver seus negócios e atividades com tranquilidade e segurança.

Desde 2009 registramos nossas atividades. São + de 175.000 atendimentos, ajudando pessoas e empresas na resolução de problemas, esclarecimento de dúvidas e utilização da tecnologia da melhor forma no seu dia-a-dia.

Para muitos, podem parecer somente números: 31 anos, 4 sócios, 13 profissionais, + de 70 empresas, 1500 usuários, + de 175.000 atendimentos realizados, mas para nós, da Blocktime Tecnologia, é a nossa missão. Um esforço conjunto de ajuda:  de pessoas, com pessoas, para pessoas – para o melhor uso da tecnologia a seu favor! 

Do MS-DOS ao Windows 10, do WordStar ao Google Docs, das BBS ou ICQ (isso é para os mais antigos rs) ao Zoom, do Framework II ao Microsoft 365, em tudo isso o que vemos é uma evolução tecnológica sem precedentes e em apenas 30 anos. Isso mesmo… 30 anos!

Não se trata de voltar à normalidade, mas da construção de uma nova sociedade, com novos desafios, pois nada será como antes. Estamos em transformação, ou melhor, em EVOLUÇÃO – digital, humana, racional, intelectual, religiosa, educacional, amorosa, enfim – escolha a sua e EVOLUA!!!

Conte com a Blocktime Tecnologia para ajudá-lo a compreender os próximos passos nesta sua EVOLUÇÃO. Estamos juntos!

Related posts

Leave a comment