Assistentes virtuais: você já pensou em ter um para chamar de seu?

Conheça as vantagens dos softwares que vêm acompanhando e facilitando a rotina de diversos usuários. 

Vamos ser realistas: todo mundo já sonhou em ter um assistente pessoal. Alguém para te lembrar das tarefas do dia, organizar a sua agenda, tocar sua música favorita, avisar sobre a previsão do tempo, etc. 

Pois é, mais próximos do que a realidade mostrada em filmes de ficção científica, os assistentes virtuais têm chamado a atenção e popularizado entre os usuários. De olho nessa tendência, a Blocktime Tecnologia traz no artigo de hoje o que são e quais as vantagens de inseri-los no cotidiano. Acompanhe com a gente!

Imagem mostra mão de pessoa segurando ilustração de um robô

Um assistente para chamar de meu?

Se buscarmos o significado, encontraremos assistente como aquele que assiste, dá assistência. Os assistentes virtuais foram criados basicamente para facilitar e automatizar o dia a dia dos usuários. 

A ideia de assistência no cotidiano, não é de hoje. A pioneira do conceito foi a IBM, em meados dos anos 60. De lá para cá, o conceito se desenvolveu até desencadear nos softwares mais conhecidos atualmente: Siri, Google Assistente e Alexa. 

Basicamente, os assistentes virtuais operam por meio de Inteligência Artificial, em conjunto com outros dispositivos inteligentes, lembra da IoT (Internet das coisas)? É não só a nossa casa, mas todas as tarefas diárias sendo automatizadas. 

A partir de um comando do usuário, são diversas as opções (conforme cada modelo): ler e responder e-mails, gerenciar a agenda, tocar as suas músicas favoritas, realizar pedidos em aplicativos de delivery, ouvir as notícias do dia, enfim… as possibilidades são infinitas.

 

Tem mais vantagens?

Os assistentes virtuais foram criados para melhorar a experiência do usuário, com funcionalidades como as que citamos acima, mas, além de tudo isso, existem outras principais vantagens que trouxemos para vocês. 

 

Aprendizagem contínua

Aqui, funciona da seguinte forma: quanto mais você utilizar, mais o seu assistente virtual irá aprender. É isso mesmo, eles se aperfeiçoam de forma autônoma e contínua, basta acioná-los. 

 

A um comando do que você precisa

Outra vantagem valiosa é poder utilizar do conforto dos acionamentos por voz ou por pequenas mensagens de texto. Por exemplo, enquanto dirige, se você tiver alguma emergência, a possibilidade de poder realizar uma ligação sem tirar as mãos do volante, ou, de não precisar levantar da cama para apagar as luzes do quarto. Ou seja, comodidade!

Imagem mostra três mulheres falando por comando de voz

Não é só comodidade, mas acessibilidade

Mas as assistentes são somente para comodidade? Claro, que não! Desde eliminar o uso de controles remotos – para facilitar o uso de uma tv, por exemplo – até apagar as luzes, fechar uma cortina, lembrar da hora de tomar um remédio, ou ler em voz alta um livro eletrônico. 

Além disso, esses assistentes contribuem para introduzir no mundo digital pessoas com dificuldades de locomoção, visual, etc. Especialmente as pessoas mais idosas, pois a interface de comunicação é a mais familiar de todas – a nossa voz. 

 

A automação dos seus sonhos

Já falamos por aqui das casas inteligentes e os assistentes virtuais nos possibilitam essa realidade. Poder controlar tudo através de um dispositivo é uma das principais vantagens. Da segurança a todos os eletrodomésticos, todos respondendo em sincronia com o que você deseja, de forma personalizada à sua necessidade. 

Gostou? Esperamos, assim como os assistentes virtuais, ter facilitado a sua familiaridade com o tema, aumentando o seu conhecimento para entender-se como parte dessa realidade, que já saiu dos filmes de ficção e está presente em nosso dia a dia. 

Conte com a Blocktime Tecnologia para te manter sempre atualizado com os principais assuntos do universo tecnológico. Quer saber mais sobre algum tópico? Entre em contato com a gente! Estamos à disposição para te ajudar! 

Related posts

Leave a comment